COOPERAÇÃO MISSIONÁRIA

 

 1. A própria Prelazia é uma região missionária, pois tem, atualmente missionários(as) dos Estados Unidos, da Irlanda, do Paragui e do México, como também do Sul e Cento-Oeste do Brasil.

 2. Estamos conseguindo incentivar mais participação nas atividades das Pontifícias Obras Missionárias na Prelazia, especialmente a nível de Prelazia e nas Paróquias, de modo especial pela Santa Infância, mas ainda deixa muito a desejar. Não há muita consciência entre os fiéis (e também entre os Padres, os Religiosos/Religiosas e Leigas(os) do compromisso missionário de todos batizados e crismados!

 3. Faz tempo que estamos insistindo que a teologia missionária seja incluído no curso de teologia do IFITEG (Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás, em Goiânia, onde os Seminaristas da Prelazia de Cristalândia estudam. Faz parte do curriculo do Seminário em Mariana-MG., onde quatro Seminaristas da Prelazia fazem Teologia.

 

4. O Dia Mundial das Missões é celebrado com Missa própria ; pregação sobre o tema; coleta para as Missões. Durante o mês de Outubro grupos de fiéis reunem para oração e reflexão sobre o assunto. 

5 - Somente agora estamos começando a favorecer vocacões missionárias entre os jovens e os Seminaristas.

 6. Institutos missionários têm toda liberdade para divulgarem na Prelazia o conhecimento das missões e das suas necessidades.

 7. Até agora não enviamos nenhum Sacerdote, Religioso(a) ou Leigo(a) para as missões além das fronteiras do Brasil. Porém o Bispo participou de uma Missão de Bispos, Sacerdotes, Diáconos, Religiosos(as), Seminaristas e Leigos(as) de 09 (nove) dias -- do dia 02 a 11 de junho de 1995 -- havendo quase 100 missionários de fora, ajudados pelos missionários e missionárias residentes em Palmas e bairros; a Paróquia de Araguaçu-TO, no sul da Prelazia, realizou as Santas Missões -- nos dias 05 a 15 de julho de 1995 --com a participação de aproximadamente 70 (setenta) missionários de fora, especialmente de Padres e Religiosas da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil), Regional Centro-Oeste; foi realizada uma Missão religiosa para a comunidade do Senhor do Bom Fim (veja em cima, V, nº 1, e, página 08), no município de Araguacema nos dias 06 a 15 de agosto de 1996. Consideramos o Pe. Adão, o Capelão Militar para todo o Estado doTocantins, como um "missionário".

8. Todos os anos enviamos a Pontifícias Obras Missionárias a quantia de dinheiro recebido das Paróquias, Quase-Paróquias e Comunidades na coleta pelas Missões no penúltimo domingo de outubro.

 

9. Na Prelazia não há estudantes provenientes de territórios de missão.

VOLTA