CLERO

 

1. a) Não existem Vicariatos forâneos na Prelazia de Cristalândia. A Prelazia é dividida em 02 Setores Pastorais -- o Setor Norte e o Setor Sul.

b) As Paróquias são territoriais, não pessoais.

 c) Não há Paróquias sujeitas ao direito de padroado ou a eleições populares.

d) Há igrejas nas Paróquias de Araguacema-TO (Nossa Senhora da Divina Providência); Araguaçu (Imaculada Conceição); Cristalândia-TO (Catedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro); Mutonópolis-GO (Nossa Senhora da Guia); Paraiso do Tocantins-TO (São José Operário); Porangatu-GO (Nossa Senhora da Piedade); São Miguel do Araguáia-GO (São Miguel Arcanjo). Também há capelas nas seguintes Quase-Paróquias e Comunidades: Caseara-TO (Bom Jesus da Lapa); Dois Irmãos-TO (São João Batista); Dueré-TO (Santo Antônio); Formoso do Araguáia-TO (São João Batista); Goianorte-TO (Nossa Senhora do Perpétuo Socorro); Itaporé (bairro de Crista- lândia-TO (São Francisco); Lagoa da Confusão-TO (Nossa Senhora d'Abadia); Novo Planalto-GO (São Pedro); Nova Rosalândia-TO (Nossa Senhora Aparecida); Pium (Nossa Senhora do Carmo); Rosalândia do Tocantins-TO (Santa Rosa de Lima); Sandolândia-TO (Nossa Senhora Aparecida).

 e) Não há, propriamente dito, nenhum santuário oficial, mas no extremo norte da Prelazia, num lugar paupérrimo chamado Nosso Senhor do Bom Fim, no município e Paróquia de Araguacema-TO, há uma imagem mutilado de Jesus Crucificado num barraco primitiva de pau-a-pique (chão batido, teto de palha), que é considerado como um"santuário". A devoção a Nosso Senhor do Bom Fim é muito popular no Brasil. A novena começa na festa da Transfiguração, dia 06 de agosto, e termina na festa da Assunção, dia 15 de agosto. Neste lugar a celebração começou como uma festa popular do povo, fora da participação e do controle da Igreja. Embora o primeiro Bispo, Dom Jaime, e os padres tentassem trazer para "dentro da Igreja", não conseguiram. Eu também desde que tomei posse como Bispo de Cristalândia, tenho tentado fazer isso. Somente este ano estamos conseguindo integrar a festa do Senhor do Bom Fim na Pastoral da Prelazia, através de um programa intensiva na área de Saúde, feito por uns 45 universitários (estudantes de medicina e odontologia) da Universidade do Sagrado Coração em Baurú-SP (a Diocese de Baurú é Igreja Irmã da Prelazia de Cristalândia ); a intesificação da Pastoral da Criança (por uma Religiosa da Universidade do Sagrado Coração de Baurú-SP e a Coordenadora da Pastoral da Criança da Prelazia de Cristalândia-TO; e em 1995 o Trabalho Pastoral (Evangelização e Catequese, feito por seminaristas de Baurú-SP junto com os Frades Franciscanas e Religiosas de Araguacema em preparação para as Santa Missões realizadas durante toda a novena da festa do Senhor Bom do Bom Fim (dias 06 a 15 de agosto) por Padres, Religiosas e Leigos(as), não só de Araguacema, mas de outras Comunidades da Prelazia de Cristaândia. Participam dos festeijos do Senhor do Bom Fim até 3.000 (três mil) peregrinos, mas somente em 1995 conseguimos iniciar a integração da festa dentro da Pastoral da Igreja.

 f) O número das Paróquias é INSUFICIENTE, resultado da falta de Sacerdotes. Há cidades que necessitam de 03 Padres e que têm só 02 ou mesmo 01; outras que precisavam de 02 e que têm só 01; e outras sem nenhum. Algumas Paróquias abrangem até 05 municípios grandes, com uma área total de quase 25.000 km² (vinte mil quilômetros quadrados).

g) Atualmente não existem agrupamentos de Paróquias, nem estruturas extraparoquiais.

h) Os problemas maiores que impedem uma boa organização pastoral na Prelazia são:

1 - As grandes distâncias geográficas (daí a urgência de uma re-divisão da Prelazia e as Dioceses do estado do Tocantins).

2 - A falta de recursos humanos e financeiros

3 - A lentidão em conseguirmos uma Pastoral Orgânica e de Conjunto

 i) Capelas ou Comunidades Interparoquiais pequenas comunidades eclesiais -- veja, em cima , deste mesmo item, (CLERO, 1.c -- a lista das Capelas nas Quase-Paróquias e Comunidades.

 j) As CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), mais do que grupos concretos, são um novo jeito de ser Igreja -- proporcionando aos fiéis a possibilidade de participarem ativamente NAS BASES; de se comprometerem; e de integrarem sua Fé na sua Vida.

 k) Todas as Paróquias, Quase-Paróquias e Comunidades possuem seu Conselho "Paroquial", formado pelo Pároco, Religiosas do lugar, com membros natos, e por leigas e leigos, normalmente eleitos nas Assembléias Paroquiais. O Conselho tem a função de coordenar a Pastoral e ser consultado na vida administrativa da Comunidade.

 

2. Clero Diocesano:

 a) Existe um bom relacionamento entre o Bispo e seu Clero Diocesano. No entanto, eu, como Bispo, gostaria de visitar mais freqüentemente os Padres Diocesanos, ter MAIS contato com eles do que o Retiro Espiritual anual e os diversos encontros e reuniões -- mais oportunidade de passar com eles dias de estudo e de lazer ou confraternização -- o que é muito difícil devido as grandes distâncias e o sobrecarga de trabalhos e compromissos de ambas as partes.

 b) Alguns dos Padres participam de uma Associação do Clero. Todos têm bom relacionamento com outros Bispos(com a Hieraquia).

 c) Prefiro que os Padres Diocesanos não morem sozinhos, ESPECIALMENTE OS RECÉM-ORDENADOS, mas nem sempre isso é possível.

 d) Tem havido um pouco de esforço para a formação permanente, e para a renovação teológica do Clero, mas as iniciativas têm sido individuais e pessoais -- ainda não organizamos nada neste sentido a nível de Prelazia.

 e) Idem Piedade Sacerdotal.

f)Todos os anos procuramos fazer um Retiro Espiritual junto com as Dioceses vizinhas, do estado do Tocantins.

g) O Clero respeita e observa o celibato, embora haja questionamentos.

 h) Em geral as defecções sacerdotais são devidas a uma certa auto-suficiência (de não aceitar "conselhos fraternos"), falta de oração , uma tendência de deixar de lado a espiritualidade.

 i) Há cinco Padres Diocesanos que deixaram a Prelazia de Cristalândia, mas todos eles continuam exercendo seu sacerdócio -- dois na Arquidiocese de Goiânia-GO ( um já incardinou na Arquidiocese de Goiânia, o outro ainda está de experiência); um está na Diocese de Barra-BA, onde está de experiência para ver se incardina na Diocese; o quarto está na Arquidiocese de Belo Horizonte-MG., querendo incardinar-se lá; e o quinto foi ser Capelão da Pólícia Militar em todo o Estado do Tocantins e mora em Palmas-T0., a capital do Estado.

 j) Procuramos atender equitativamente as necessidades de todas as Comunidades desta imensa Prelazia, mas damos muito importância à convicção de que não é bom um Padre morar sozinho. Os Padres Relgiosos sempre

vivem em comunidades de dois ou mais.

 j) Sendo que é muito falado hoje em dia que a "Igreja toda é missionária" e que devemos "dar da nossa pobreza", estamos vendo como "missionário" o Capelão Militar, embora precisemos urgentemente de mais Padres na Prelazia!

 k) O Clero não se envolve em política partidária, mas é bastante comprometido com a Justiça e com a Vida, os Direitos e a Dignidade das pessoas. Como "profetas" anunciam a Boa Nova de Jesus e denunciam todo pecado que gera sofrimento e opressão.

l) Até agora não houve nenhuma experiência de Diaconato Permanente.

 m) Predominantemente, os Padres são amados e respeitados pelos fiéis e eles também amam e respeitam seus

paroquianos. Mas, como sempre acontece nas relações humanas, mesmo nas famílias, há muitos casos em que

o relacionamento é ótimo ou bom, e poucos casos em que é regular ou até ruim...

 n) Nota Estatística Nº 3:

 

1 - Sacerdotes Diocesanos ordenados trabalhando na Prelazia, 02, e um em Goiânia-GO. a serviço da Prelazia como Formador dos nossos Seminaristas.

 2 - Sacerdotes diocesanos oriundos do Estrangeiro e recebidos na Prelazia -- Nenhum, porém, UM que foi ordenado é estrangeiro (paraguaio) que veio como seminarista e foi ordenado por mim ao diaconato e sacerdócio. Por enquanto ele está incardinado na Prelazia de Cristalândia, mas está procurando ser incardinado na Arquidiocese de Belo Horizonte-MG.

3 - Sacerdotes diocesanos de outras Circunscrições Eclesiásticas do Brasil servindo na Prelazia -- Um, da Diocese de Rio do Sul-SC. Desde o dia 17 de janeiro de 1998, como Pároco em Araguaçu-TO.

4 - Sacerdotes que já foram religiosos recebidos na Prelazia -- Um que foi IRMÃO francisano e, atualmente é Pároco na Catedral em Cristalândia-TO.

5 - Sacerdotes diocesanos falecidos -- 01: Padre Odarly Malta Braga, num acidente automobilístico no dia 1º de novembro de 1992..

6 - Sacerdotes diocesanos enviados pela Prelazia para outras Circunscrições Eclesiásticas -- um Sacerdote em Goiânia-GO, a serviço da Prelazia, como Formador dos nossos Seminaristas. Ele ajuda nas Paróquias da Arquidiocese de Goiânia-GO nos fins de semana e outras vezes quando não prejudica seu trabalho com Formador dos Seminaristas da Prelazia de Cristalândia. Um outro é Capelão da Polícia Militar em todo Estado

do Tocantins e mora em Palmas-TO.

7 - Sacerdotes diocesanos que abandonaram o Sacerdócio -- nenhum.

8 - Sacerdotes diocesanos deixados em disponibilidade por motivo de idade ou invalidez -- nenhum.

9 - Paróquias suprimidas -- nenhuma.

10 - Paróquias com Pároco residente, regidas pelo clero diocesano -- 03 (três).

11 - Paróquias com Pároco residente, regidas pelo clero religioso -- 03 (três).

12 - Paróquias sem Pároco residente, administradas por um outro Pároco ou Sacerdote -- nenhuma.

13 - Paróquias sem Pároco, confiadas a Religiosos não Sacerdotes -- nenhuma.

14 - Paróquias sem Pároco, confiadas a Religiosas -- uma.

15 - Paróquias sem Pároco, confiados a Leigos -- nenhuma.

16 - Paróquias absolutamente vacantes -- nenhuma.

 17 a 23 -- são os mesmos dados das perguntas números 10 a 16, respetivamente..

 24 - Todas as sete Paróquias têm um Conselho Pastoral paroquial

 25 - Comunidades de Base -- veja resposta acima, V, 1. j -- página 9. Existem muitos GRUPOS (comunidades) nas bases -- grupos de Estudo Bíblico, Novenas de Natal, Campanha da Fraternidade, Mês Missionário, Mês Vocacional, Mês da Bíblia, Grupos de Oração, além de Comunidades Rurais e nos bairros das cidades. Todas são integradas nas respectivas Paróquias ou Quase-Paróquias.

 26 - São (sete) Sacerdotes Diocesanos incardinados na Prelazia de Cristalândia, mas 05 trabalham fora da Prelazia: 1) Pe. Eduardo Alencar Lustosa, Vigário Geral e Formador dos Seminaristas -- trabalha em Goiânia-GO, acompanhando os Seminaristas da Prelazia que estudam na Universidade Católica de Goiás (Goiânia-GO) e no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás, IFITEG, (Goiânia-GO); 2) Pe. Sebastião Fernandes dos Santos, que, depois de terminar o curso de Direito em Goiânia-GO permaneceu lá; 3) Pe. Manuca Neres Brito, Pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo em São Miguel do Araguáia-GO (Prelazia de Cristalândia); 4) Pe. Adão Pereira Mota, Capelão da Polícia Militar, que mora em Palmas-TO; 5) Pe. Gildázio Sampaio da Cunha, fazendo experiência na Diocese de Barra-BA, querendo ser incardinado naquela Diocese; 6) Pe. Bernardino Ovelar Arzamendia, fazendo experiência na Arquidiocese de Belo Horizonte-MG. e querendo incardinar-se naquela Arquidioces; 7) Pe. José Rodrigues da Silva Júnior, ordenado Sacerdote no dia 09 de setembro de 1995 e atualmente Pároco da Catedral em Cristalãndia.

27 - Não há nenhum Sacerdote Diocesano que tenha o diploma de Licenciatura ou Doutoramento em Teologia.

28 - Um Sacerdote tem mestrado em Pedagogia.

VOLTA