Centro de Direitos Humanos de Cristalândia
Tocantins - Brasil

HISTÓRICO

 

De acordo às grandes violações dos Direitos básicos do SER HUMANO, vividos pela maioria da população, Dom Hiriberto Hermes, Bispo da Prelazia de Cristalândia, por volta do ano de 1.993 iniciou um processo de articulação com alguns segmentos da sociedade e entidades afins, no intuito de se formar uma equipe e prepará-la para o embate diário na defesa dos direitos humanos, foi quando surgiu a idéia de se criar o Centro de Direitos Humanos, que em outubro de 1.994 se tornou concreta a realização do mesmo, sendo que a partir daí passou a ser uma entidade civil, sem fins lucrativos, tendo como principal escopo, a formação e conscientização do ser humano para o embate diário na luta e conquista de seus direitos. Desde sua fundação até os dias de hoje, o Centro de Direitos Humanos de Cristalândia, vem atuando em todas as áreas no que tange aos direitos constituidos nas legislações nacionais e internacionais, fazendo valer a verdadeira cidadania. Nesse período de experiências e atividades, tem somados vários benefícios conquistados em nome dos menos favorecidos, bem como, parcerias com vários segmentos e entidades afins: levando até a população menos esclarecida os princípios básicos de vida para o cidadão, através de campanhas, seminários, cursos, entre outras atividades.

 

ÁREA DE ATUAÇÃO

 

Por ser uma entidade sem fins lucrativos, sua atuação foi planejada para atuar na área da Prelazia de Cristalândia, que tem um cerco de 15 cidades elencadas à mesma, tendo vários distritos em seus municípios.

Para atuação do Centro de Direitos Humanos de Cristalândia, há um certo critério de avaliação da Equipe de Coordenação sobre a região (cidade), onde há maiores focos de violações dos Direitos Humanos, que após decisões, a equipe faz um trabalho sistemático junto àquela comunidade, levando propostas propositivas para uma solução dos problemas lá encontrados (de forma que os principais encaminhamentos sejam elaborados, encaminhados e acompanhados pela comunidade e/ ou, representante da mesma).

Hoje, o Centro de Direitos Humanos de Cristalândia conta com 09 (nove) Núcleos de Direitos Humanos (grupos de pessoas voluntárias), na área da Prelazia, sendo nas seguintes cidades:

1 - Araguacema, às margens do Rio Araguaia, proximidades ao Estado do Pará;

2 – Araguaçu, situada na região sul do estado fazendo fronteiras com o Estado de Goiás;

3 - Caseara, às margens do Rio Araguaia e proximidade do Estado do Pará;

4 - Cristalândia, onde está situada a Cúria Prelatícia, sede de toda Prelazia;

5 - Dueré, região central da Prelazia, o nome da cidade é em consequência da grande produção de cristais que houve no município, sendo que a atividade de extração do minério ainda é predominante até os dias de hoje, porém em menor escala;

6 - Formoso do Araguaia, proximidades do Rio Javaé, braço direito do rio Araguaia (Ilha do Bananal), que em sua área estão concentradas alguns povos indígenas das Tribos Javaés e Karajás, que são atendidas pelos párocos e irmãs da Paróquia da referida cidade;

7 - Lagoa da Confusão, situada próxima à Cúria Prelatícia, que tem atuação na área dos Índios Javaés, na Ilha do Bananal, também, é uma cidade turística do estado do Tocantins; 8 - Nova Rosalândia, situada nas proximidades da Prelazia e cortada pela BR 153,

9 - Paraíso do Tocantins, está entre as cinco maiores cidades do Estado, fica situada na região central tanto da Prelazia quanto do Estado, como atração turística, tem o Serra do Estrondo, fica a aproximadamente, 60 Km de Palmas, capital do Estado.

 

ESTRUTURA

 

O Centro de Direitos Humanos de Cristalândia é constituido e reconhecido juridicamente, possuindo uma Coordenação (composta por três pessoas, na qual o Bispo de Cristalândia, Dom Heriberto é o Coordenador Executivo), Conselhos Fiscal e Diretor e Agentes Liberados (que estão no embate diário junto aos Núcleos de Direitos Humanos, fazendo encaminhamentos e acompanhamentos quando necessários e solicitados).

Tendo priorizado ao trabalho de formação e conscientização da população sobre os seus direitos, o Centro de Direitos de Cristalândia, presta serviço de assessoria jurídica às pessoas pobres principalmente quando seus direitos são violados por representantes do Poder Público e, também, procura atuar juridicamente, em favor da coletividade.

Hoje o Centro de Direitos Humanos de Cristalândia conta com uma infra-estrutura básica para poder atender todas as demandas surgidas em sua área de abrangência, bem como outras áreas (cidades do Estado), quando solicitado, procurando fazer um trabalho de parceria com outras entidades afins.

 

FILIAÇÃO

O Centro de Direitos Humanos de Cristalândia é filiado ao Movimento Nacional de Direitos Humanos desde sua fundação. Sempre procurando encaminhar todas as problemáticas e experiências vividas a todas as entidades congênere. Também, é filiado ao Regional Centro-Oeste do Movimento Nacional de Direitos Humanos, com sede em Goiânia, do qual, faz parte do Conselho Fiscal como conselheiro titular. Até novembro de 1.997, fez parte do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Tocantins – CECAT.

Desde março de 1.995 quando foi lançado o Forum pela Reforma Agrária e Justiça no Campo do Estado do Tocantins, o Centro de Direitos Humanos de Cristalândia foi filiado ao mesmo juntamente com todos as entidades não-governamentais e sindicatos diversos existentes no Estado, este por sua vez prioriza os problemas mais pedantes e gritantes do momento, fazendo os encaminhamentos cabíveis, além disso, provocam situações que possam vir a somar benefícios, formação e conscientização da sociedade.

 

ENDEREÇO

 

O Centro de Direitos Humanos de Cristalândia está situado em Paraíso do Tocantins, na Rua Rui Barbosa, nº 919, Centro. Caixa Postal 62. Cep 77.600-000.

Telefax: (063) 602.1207 - E mail: cdhcto@ax.apc.org

Este endereço e E-mail estão disponíveis à sugestões, solicitações e críticas para melhor podermos atuar na defesa e promoção da vida humana.

 

Volta Menu