Lançamento da Campanha "Toda Criança na Escola"

Cristalândia-TO 09/02/98

 

Todos nós conhecemos o ditado popular: "Quando a esmola é muito grande, o santo desconfia". Quando programas nacionais/estaduais/municipais, obras públicas fantásticas, etc. acontecem SOMENTE NO ANO ELEITORAL -- também desconfio! Tantas vezes os governantes já tinham todos os recursos, até ANOS ANTES, mas agora, COM O DINHEIRO DO POVO, fazem o que é da SUA OBRIGAÇÃO, e apresentam estas coisas como FAVORES -- para COMPRAR VOTOS. 

Também, agora, será que os governantes do Brasil não querem simplesmente "maquiar" o país, esconder seu verdadeiro rosto, para apresentar um Brasil bonitinho no encontro com os representantes dos 7 países mais ricos e poderosos do planeta? Confesso -- eu tenho as minhas dúvidas….

 A verdadeira EDUCAÇÃO é aquela que CULTIVA UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA-- - não no sentido de SÓ CRITICAR, de SEMPRE ESTAR CONTRA -- mas no sentido de não ser enganado pelas APARÊNCIAS e pela PROPAGANDA FALSA. De ver e entender a realidade e de sabiamente discernir entre a VERDADE e a MENTIRA.

 3) É claro que, quando o torturador pára de bater e judiar com a vítima, a vítima fica aliviada e até agradecida. Mas a vítima NUNCA DEVE ESQUECER que foi violentamente agredida e desrespeitada! Não deve ser tão ingénua em pensar que o torturador arrependeu-se, que se converteu, que vai fazer tudo para reparar os danos contra os direitos e a dignidade da vítima! A vítima deve perguntar a si mesma: Será que o torturador não pensa que, agora, com a falsa bondade, vai conseguir o que não conseguia com pancadas e choques elétricos?

 Não quero que vocês me interpretem mal! Não sou, de jeito nenhum, contra a Campanha "Toda Criança na Escola". Pelo contrário, faz anos que eu luto justamente para isso! Mas quero que vocês compreendam que isso não é o bastante.

 Seria a mesma coisa dizer: "Todo Gado no Curral", Mas por que "Todo Gado no Curral"?

1 - Só para mostrar que o dono tem muito gado?

2 - Mas, como é a QUALIDADE DE VIDA do gado no curral?

-Tem abrigo adequado? Comida suficiente? Quais são as condições sanitárias?

-O gado tem saúde, remédios? É bem tratado?

3 - Talvez o gado seria mais sadio, seria mais feliz, sobreviveria melhor NO

MATO! Mas crianças não devem ser tratadas como gado, nem escolas como currais.

 c) Vamos analisar a Campanha com inteligência:

1 -É apenas uma Campanha "para Inglês ver"? Para enganar o Brasil e o mundo todo?

2 -É apenas falsa propaganda, sem a intenção de realmente melhorar a QUALIDADE DA EDUCAÇÃO?

3 -Oferece condições de melhorar as escolas e suas instalações? Oferece reais meios concretos de dar merenda escolar? De pagar adequadamente e em dias os Trabalhadores e Trabalhadoras na Educação? Respeita seus direitos e dignidade? Proporciona oportunidades para eles e elas aprimorarem seus estudos, fazerem cursos de reciclagem e atualização? Garante benefícios sociais? Etc.

 

Quais são as verdadeiras intenções de um governo que já brutalmente deu cassetadas em manifestantes pacíficos; que arbitraria e injustamente acabou com direitos duramente conquistados no Estatuto do Magistério, como Acesso de Cargo, que era direito de todos, mas agora é oferecido a uns poucos como privilégio ou favor; que demite e persegue Trabalhadores(as) na Educação por motivos exclusivamente políticos -- é semelhante ao torturador que pára de bater na vítima e usa de falsa bondade -- agora oferece "gratuitamente" (com o dinheiro do povo) estadias nos melhores hotéis de Palmas, passeios para conhecer o mar; é um governo que privatizou a universidade estadual, entregando a particulares, de mão beijada, o que é do povo, assim impossibilitando a muitos jovens no Estado todo fazerem um Curso Superior, Quais são suas verdadeiras intenções em promover a Campanha "Toda Criança na Escola"? Devemos ser inteligentes! Sim, vamos apoiar esta Campanha de todo o coração. Mas não vamos ser ingênuos!

 

6) Também, especialmente nós aqui de Cristalândia, vamos fazer a Campanha de corpo e alma, e mais ainda agora neste ano em conjunto com a Campanha da Fraternidade, cujo lema é "Fraternidade e Educação a Serviço da Vida e da Esperança". Mas não vamos trair a memória e a luta do saudoso Dom Jaime Schuck ,que dedicou a sua vida a uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, e a quem Cristalândia deve tanto! Eu, como sucessor dele, sinto que eu tenho um DEVER SAGRADO de continuar o que ele, com tanta coragem, apesar de enormes dificuldades e sacrifícios, começou! Espero que eu, e cada um e cada uma de vocês não sejamos traidores da sua memória e de suas lutas! Vamos exigir uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE e as condições necessárias para isso.

 

Dom Heriberto Hermes, O.S.B.

Bispo da Prelazia de Cristalândia

Volta Menu