Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 102 – 06/12/04

AGENDA

Será inaugurado nesta terça-feira, 7 de dezembro, o Portal Comunitário de Segurança Humana, produzido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública em parceria com a DHNET e o PNUD 

A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a DHNET - Rede Direitos Humanos e Cultura, têm o prazer de convidá-la/o para a inauguração do Portal Comunitário de Segurança Humana, que a partir desta terça-feira, 7 de dezembro, estará disponível no endereço http://www.segurancahumana.org.br e cujo lançamento oficial acontecerá no mesmo dia em Brasília.

O portal é uma ferramenta de socialização de conhecimentos, educação e valorização de nossos operadores diretos de segurança pública: policiais estaduais, civis e militares, bombeiros, policiais federais, rodoviários federais e guardas municipais.

O portal, arquitetado e dirigido pela SENASP em parceria com o PNUD e a DHNET e com o apoio do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (UNODC), é uma espécie de condomínio nacional de reflexão, pertencente às instituições e pessoas envolvidas com a segurança pública. Possibilita espaços permanentes e interativos para que todos os Estados, as corporações policiais, as escolas e academias de polícias, as guardas, os corpos de bombeiros e as pessoas responsáveis pelas ações dessas organizações possam dialogar, repartir, integrar visões, ensinar e aprender, questionar, criar.

À SENASP cabe, como em outras frentes integradoras da segurança pública nacional, coordenar e induzir à participação construtiva as instituições e operadores acima citados, fazendo desta ferramenta a expressão de uma grande rede comunitária de saberes.

Ao PNUD, com sua vasta experiência nacional e internacional, cabe a assessoria técnica, disponibilizando conhecimento, facilitando processos e expandindo a rede para articulá-la com o planeta.

À voluntária parceira DHNET, um marco historio internacionalmente reconhecido no campo da socialização eletrônica dos Direitos Humanos, cabe o apoio, com seu know how, à transversalização desse grande tema gerador por todo o portal, ajudando-nos, igualmente, nas orientações técnicas.

Aqui você encontrará oportunidades de divulgar suas práticas, suas idéias, seus valores, seus textos, trabalhos, monografias, teses, como também suas crônicas, suas poesias, suas músicas, suas pinturas, um pouco da arte que brota da sua alma.

Cuidar da segurança da sociedade é uma missão humanizante. É por isso que, a par da importante dimensão técnica aqui presente, também presente estará a expressão humana dos que operam a segurança pública do Brasil.

Daí Segurança Humana. Em meio à multidão, ao “público”, cada ser tem um nome, uma face, uma história, uma importância singular. É essa segurança que queremos abordar e aprofundar, junto com você.

O portal é seu, pertence à comunidade. Com sua intervenção é que ele poderá tornar-se um manancial cada vez mais rico, para inspirar as ações de segurança pública no rumo da construção de uma cultura de paz e justiça.

Esta é uma versão beta, aberta a todos os aprimoramentos que vierem, exatamente para que você tenha o tom da importância de sua participação, de suas sugestões, de suas intervenções qualificadoras, de sua co-propriedade intelectual.

Sinta-se abraçado e abrace.

Sinta-se em casa!

Para mais informações sobre o lançamento do portal, contate a SENASP no endereço senasp@mj.gov.br ou nos telefones 0**61 429-3780 / 429-3854.

< Voltar

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado
www.dhnet.org.br