Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 094– 13/11/04

AGENDA

O III Fórum Social Potiguar sai de Natal e vai para o Oeste: o evento acontecerá em Mossoró de 16 a 19 de dezembro e terá como eixo principal a Economia Solidária

 

O Fórum Social Potiguar (FSP), que este ano chega à sua terceira edição se consolidando como iniciativa pioneira no Brasil na regionalização e enraizamento local do grande processo de discussão a articulação da sociedade civil representado pelos fóruns sociais e impulsionado pelo Fórum Social Mundial (FSM), pela primeira vez sai de Natal, capital do Rio Grande do Norte, a atinge o interior do Estado. De fato, a edição de 2004 acontecerá em Mossoró, segunda cidade do RN e capital da Região Oeste Potiguar, em pleno semi-árido, de 16 a 19 de dezembro.

 

Durante este período serão realizadas manifestações políticas, sociais e culturais com debates, conferências, seminários, oficinas e uma vasta programação cultural. Tudo isto com o objetivo de promover articulações e troca de experiências a nível estadual e regional para construir alternativas ao modelo econômico, político e social neoliberal e discutir o papel dos movimentos sociais no processo de globalização.

Este ano, o eixo principal do FSP será a Economia Solidária, uma alternativa ao modo capitalista de organizar as relações sociais entre os seres humanos e entre estes e o meio-ambiente. Representantes da sociedade civil organizada, instituições e movimentos sociais do Rio Grande do Norte e o Nordeste discutirão na perspectiva de elaborar propostas e ações que promovam um desenvolvimento local e nacional justo e sustentável. Nos últimos anos, o RN vivenciou experiências positivas neste âmbito, tais como a construção do primeiro espaço de comercialização solidária do Estado, a Rede Xique-Xique, e a formação do Fórum Estadual de Economia Solidária.

O II Fórum Social Potiguar faz parte do processo político internacional de articulação, discussão e troca de experiências da sociedade civil organizada representado pelo Fórum Social Mundial (FSM), cuja V edição será realizada em Porto Alegre (RS) no final de janeiro de 2005, e seus desdobramentos regionais, como o I Fórum Social Nordestino que acontecerá neste mês de novembro em Recife (PE). No Brasil, o FSP, cujas primeiras duas edições foram realizadas em Natal em 2002 e 2003, representou a primeira experiência de regionalização deste processo global e serviu de impulso para a organização de fóruns estaduais e regionais, que acontcerão em várias partes e diversos lugares nos próximos meses, além de ter sido o ponto de partida para a concepção de um fórum nordestino, que será realizado pela primeira vez este ano.

A estrutura do III FSP será diferente da das duas edições anteriores, em sintonia com as mudanças que atravessará este ano o Fórum Social Mundial, e visará garantir uma verdadeira participação popular, integrar as discussões com práticas sociais alternativas efetivas - entre outras, a presença de arte e cultura em todos os espaços e momentos e não mais na forma de eventos separados e localizados em espaços pre-definidos, espaços para a comercialização da economia solidária e a reutilização do lixo reciclável para geração de emprego e renda - e ser mais propositivo.

O III Fórum Social Potiguar foi lançado esta semana, entre os dias 10 e 11 de novembro, através de eventos realizados em diversas cidades do Estado: Natal, Mossoró, Touros, Apodi, Caicó e Governador Dix-Sept Rosado. Estes eventos contaram com ações diretas - como em Mossoró, onde militantes da sociedade civil organizada recolheram lixo do rio da cidade e depois jogaram peixes para mostrar a situação de descaso e poluição em que se encontra o principal recurso natural do município - panfletagem, apresentações culturais, passeatas, debates e seminários.

Para mais informações sobre o III FSP, é possível contatar o Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP) de Natal (0**84 221-5932, e-mail: cdhmp@dhnet.org.br), o Centro Feminista "8 de Março" de Mossoró (0**84 316-1537, e-mail: cf8@cf8.org.br), a Rede Xique-Xique (0**84 317-6506), a Coopevida (0**84 317-2206, e-mail: coop.vida@uol.com.br) ou o Bazarte (0**84 211-2900).

Redação de Tecido Social

Veja também:
- Começa em Natal, berço da DHNET, uma pesquisa sobre a utilização das teconologias digitais para o desenvolvimento humano

< Voltar

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado
www.dhnet.org.br