Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 093 – 19/10/04

A REDH-RN discute em Rosario, Argentina, a criação de uma rede latinoamericana de operadores de Direitos Humanos

 O editor-chefe de Tecido Social, Antonino Condorelli, membro do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP) de Natal (RN), se encontra desde a passada terça-feira, 12 de outubro, em Rosario, na província de Santa Fe, Argentina, para participar do seminário internacional Rosario, Ciudad de Derehos Humanos, organizado pelo Instituto de Género, Derecho y Desarrollo (Insgenar) em parceria com diversas entidades e instituições e que conta com a presença de 28 representantes de organizações da sociedade civil e redes de diversos países da América Latina e o Caribe.

Estão participando das atividades, as visitas e os encontros do seminário representantes de entidades e instituições de Argentina, Brasil, Guatemala, Belize, Colombia, Venezuela, Peru, Bolívia e Paraguay, enfrentando um amplo e diferenciado leque de temáticas que vão da violência de gênero a novos modelos de polícia comunitária, do comate à exclusão social à discriminação racial, etc., debatindo idéias, formulando estratégias e intercambiando experiências.

Os particpantes do seminário estão tendo, entre outras coisas, a oportunidade de conhecer de perto e por dentro a experiência da primeira "Cidade de Direitos Humanos" da América Latina, um projeto que conta com apoio e financiamento de múltiples agências internacionais e que consiste em uma aliança estratégica e uma parceria permanente entre diversas instituições da prefeitura de Rosario e a província de Santa Fe e organizações da sociedade civil que atuam em diferentes áreas de Direitos Humanos (tanto os civis e políticos como os económicos, sociais e culturais) para a formulação e execução de políticas públicas de promoção, defesa e garantia de todos os direitos com caráter estrutural.

O mesmo projeto, no Brasil, está sendo trabalhado pela prefeitua e por entidades da sociedade civil de Porto Alegre (RS), que em breve se declarará como a segunda Cidade de Direitos Humanos do continente. Através da participação no seminário, a Rede Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte (REDH-RN) está querendo trazer a experiência a Natal para que a capital potiguar se torne parte do projeto global de Cidades de Direitos Humanos.

Porém, a maior novidade que a participação da REDH-RN no seminário Rosario, Ciudad de Derechos Humanos vai trazer não atinge apenas o Rio Grande do Norte. De fato, as pessoas e organizações participantes, com especial destaque da REDH-RN que desde o começo está na linha de frente da idéia e dos trabalhos pela sua concretização, estão contruindo uma rede permanente latinoamericana e do Caribe de operadoes de Direitos Humanos, cujos membros fundadores serão os organismos presentes no seminário mas aberta a toda pessoa ou entidade da sociedade civil comprometida com a promoção e a garantia de todos os direitos humanos fundamentais em todos os países do continente.

O rascunho da Carta de Princípios da Red de Operadores de Derechos Humanos de América Latina y el Caribe (Rede de Operadores de Direitos Humanos da América Latina e o Caribe, R@DHALC), que será batizada Declaração de Rosario, está sendo redigido por um grupo de trabalho de seis pessoas coordenado pelo representante da REDH-RN. Nos próximos dias, o rascunho será discutido em plenária e votado para a aprovação de todas as organizações fundadoras.

O lançamento oficial da R@DHALC será realizado na quinta-feira, dia 21, no encerramento do seminário, no hotel Urquiza Apart, com a presença de toda a imprensa da cidade de Rosario e a província de Santa Fe e a assinatura da Declaração de Rosario por parte todas as organizações participantes.

Os principais objetivos da Rede, cujo slógan é Por el Derecho a los Derechos (Pelo Direito aos Direitos), serão compartilhar informações e experiências relativas às realidades de todos os países integrantes para realizar campanhas públicas de apoio, denúncias, projetos e propostas que incidam na formulação e execução de políticas públicas em todas as áreas de Direitos Humanos, promover a implementação de Cidades de Direitos Humanos em todo o continente e procurar fondos para educação em Direitos Humanos, capacitação, divulgação e realização de eventos em todos os países envolvidos.

A Rede contará com uma página web, um grupo de discussão na Internet e terá no Tecido Social seu principal veículo de divulgação, articulação e denúncia.

A glocalização da luta pelos Direitos Humanos que a REDH-RN está promovendo - ou seja, a articulação permanente entre local e global - está começando a tomar forma a nível continental. A Declaração de Rosario representa o primeiro passo de um longo caminho que vamos percorrer com a certeza de que andamos pelo rumo certo: o de Direitos Humanos para tod@s @s latinoamerican@s!

Antonino Condorelli

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado
www.dhnet.org.br