Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 086 – 27/08/04

O CD-ROM Ligas Camponesas em Terras Potiguares é o primeiro de uma série sobre memória das lutas populares que será produzida pela Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

O CD-ROM Ligas Camponesas em Terras Potiguares, produzido pelo Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP) em parceria com a Associação Norte-RioGrandense de Anistiados Políticos (ANRAP) e que será lançado em Natal neste sábado, 28 de agosto, durante um evento sobre 25 anos da promulgação da Lei de Anistia Política, representa o início de uma série de produções multimídia da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN (REDH-RN) intitulada Coleção Memória das Lutas Populares, cujo objetivo é o resgate e a preservação da memória histórica do povo potiguar.

Outros CD-ROM estão sendo produzidos através de várias parcerias. O segundo título reconstruirá a história do jornal A Liberdade, único órgão de informação do governo revolucionário provisório que se instalou em Natal durante a insurreição comunista de 1935, a primeira deste gênero na América Latina, que durou apenas quatro dias e foi violentamente reprimida pelo governo de Getúlio Vargas. O CD-ROM conterá um longo depoimento do gráfico cearense Francisco Meneleu dos Santos, último sobrevivente do levante de 1935 e editor do jornal. Também recontruirá, com riqueza de documentos, a biografia do jornalista e poeta Otoniel Menezes, principal redator de A Liberdade e autor da imortal Praieira, canção que se tornou hino não oficial da cidade de Natal.

Um terceiro título também está em preparação: a reconstrução da trajetória humana e política de Bento Ventura, histórico militante social potiguar, torturado e perseguido pela ditadura militar instaurada após o golpe de 1964.

Além dos mencionados, outros títulos estão sendo pensados, especialmente um sobre a histórica campanha de alfabetização De Pé No Chão Também se Aprende a Ler, começada em 1961 pelo então prefeito de Natal, Djalma Maranhão, e interrompida em 1964 pela dituadura militar. Com escolas de palha que não agrediam o meio ambiente nem a cultura local e regras flexíveis que permitiam a alunos descalços assistir às aulas, a campanha conseguiu matricular 17.000 alunos em três anos, dando a milhares de crianças pobres - excluídas dos estabelecimentos de ensino tradicionais - acesso à educação.

A Coleção Memória das Lutas Populares é uma das inciativas que a Rede Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte está empreendendo para resgatar a memória histórica da sociedade potiguar, especialmente a dos que não têm voz: os vencidos, os esquecidos pela história oficial, os excluídos.

Nesta mesma perspectiva se insere a Rede RN de Direitos Humanos, grande central multimídia que estará no ar a partir de 10 de dezembro deste ano no endereço www.dhnet.org.br/redebrasil/rn e conterá toda a informação sobre acesso aos direitos e memória histórica dos municípios atingidos pelas Caravanas de Direitos Humanos em 2004, e cujo objetivo de médio prazo é atingir todos os 167 municípios do Estado.

Também faz parte da estratégia da REDH-RN de preservação da memória histórica a organização de Caravanas de Direitos Humanos e Cultura Popular a serem realizadas em municípios do Rio Grande do Norte em 2005, cujo objetivo será resgatar fatos e personagens históricos esquecidos pela história e a cultura oficial mas vivos na memória das comunidades.

O CD-ROM Ligas Camponesas em Terras Potiguares, que inicia a Coleção Memória das Lutas Populares, analisa a breve mas fecunda experiência no Rio Grande do Norte do primeiro movimento organizado de trabalhadores rurais da história do país através dos depoimentos de Mery Medeiros, ex-Presidente das Ligas Camponesas no Estado, e Floriano Bezerra de Araújo, ex-Deputado Estadual e histórico militante social norte-riograndense.

O CD-ROM será lançado no sábado 28 de agosto, às 10:00 da manhã, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, Telégrafos e Similares do Estado do Rio Grande do Norte (cuja sigla é SINTECT/RN, não SINTEC/TN como informado devido a um erro em passadas edições deste informativo), na Rua Esplanada Silva Jardim, 76, no bairro da Ribeira.

Redação de Tecido Social

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado
www.dhnet.org.br