Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 080 – 21/08/04

Nota de repúdio ao massacre de quatro moradores de rua em São Paulo na madrugada de 20 de agosto

O Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo repudia o massacre ocorrido no centro de São Paulo na madrugada do dia 20 de agosto, quando quatro moradores de rua foram mortos com golpes na cabeça e no rosto e outros seis foram gravemente feridos da mesma maneira.

Estranhamos que tais acontecimentos macabros tenham ocorrido no coração da cidade sem que ninguém tenha escutado barulho ou gritos. Para que fosse efetivada tal barbaridade, os criminosos devem ter levado algum tempo, o que nos faz pensar que agiram livremente contra pessoas indefesas e vulneráveis. Lembramos que, mesmo em situação de risco, como é o caso dos moradores de rua, todos os seres humanos têm o mesmo direito à vida, à segurança e à proteção do Estado. Consideramos esse crime hediondo, pelo que contém de intolerância e crueldade, uma ofensa grave a toda a sociedade brasileira.

Exigimos que a apuração seja feita com todo o rigor com a punição dos responsáveis, e esperamos que tristes episódios como esse, que nos envergonham diante do mundo, não mais se repitam.

Pela Vida, Pela Paz, Tortura Nunca Mais!

Fonte: Grupo Tortura Nunca Mais - São Paulo

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado
www.dhnet.org.br