Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 050 – 19/05/04

DIREITOS HUMANOS E CULTURA POPULAR

Patu receberá em setembro uma Caravana Temática de Cultura Popular para resgatar a figura do “Cangaceiro Romântico” Jesuíno Brilhante 

Em uma reunião realizada na manhã da quarta-feira, dia 19, na sede do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP) de Natal, Rio Grande do Norte, foi decidida a realização, no próximo mês de setembro em data ainda por definir, de uma Caravana Temática de Direitos Humanos e Cultura Popular em Patu, na região do Seridó.

A Caravana será finalizada a resgatar a memória histórica de Jesuíno Brilhante, conhecido como “O Cangaceiro Romântico”, bandoleiro patuense que implantou nos sertões da segunda metade do século XIX uma justiça paralela que compensava a ausência do Estado e que, entre outras coisas, punia os autores de estupros uma década antes de que o crime de violência sexual fosse tipificado pela lei.

Participaram da reunião o psiquiatra do movimento anti-manicomial do Rio Grande do Norte – de origem patuense e profundo conhecedor da história de Jesuíno Brilhante - Epitácio de Andrade Filho, o Secretário Municipal de Cultura de Patu Ricardo Vereano Fernandes (PDT), o vereador da Câmara Municipal de Natal George Câmara (PCdoB), o histórico militante social potiguar – membro da Sociedade dos Poetas Vivos de Natal e fundador da Associação Norte-Riograndense de Anistiados Políticos – Mery Medeiros, o cineasta Ruy Lopes, a enfermeira do CAPS de Natal Denise Oliveira, a psicóloga do CAPS de Natal Conceição Valença, o poeta e repentista patuense Zé Oliveira (autor de um cordel sobre a vida de Jesuíno) e os policiais Antônio Carlos, Joventino e Edson, membros da Comissão Provisória da Associação de Usuários e Familiares dos Serviços de Saúde Mental do Rio Grande do Norte.

Pelo Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, estiveram presentes o coordenador Roberto de Oliveira Monte, o editor-chefe de Tecido Social Antonino Condorelli e a educadora Edleusa Dantas.

A Caravana Temática de Direitos Humanos e Cultura Popular de Patu será um experimento voltado a atingir os municípios do Estado trabalhando questões específicas, possível caminho para futuras Caravanas a serem realizadas em 2005.

Ela terá entre seus objetivos juntar forças sociais e culturais dentro e fora do município para conseguir o patrocínio da Lei Câmara Cascudo - através da qual o Estado do RN financia atividades culturais - para a realização, todos os anos, de um Auto dedicado a Jesuíno Brilhante em Patu. Isso tornaria a cidade seridoense o terceiro município do Estado, depois de Natal e Mossoró, a realizar um Auto comemorativo anual.

Entre os objetivos da Caravana, também haverá o resgate da película do filme Jesuíno o Cangaceiro (William Cobert, 1972), primeiro longa-metragem produzido no Rio Grande do Norte mas nunca distribuído em um circuito nacional (embora tenha tido boa divulgação no exterior), do qual atualmente só existem duas cópias e em péssimo estado de conservação.

A Caravana Temática de Direitos Humanos e Cultura Popular de Patu servirá, entre outras coisas, para mostrar que a preservação da cultura popular e o resgate da identidade local fazem parte dos direitos fundamentais da pessoa.

Antonino Condorelli

Veja também:
- A última Caravana antes da IV Conferência Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte atingirá nesta quinta-feira, dia 20, a Zona Oeste de Natal
- Na periferia de Natal os pobres são a vítima principal da violência
- Jesuíno o Cangaceiro

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br