Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 042 – 03/05/04

OLHAR SOBRE A CIDADE

Pau dos Ferros: banalização da desumanidade

Pelo Sindicato de Trabalhadores em Educação do RN (SINTE/RN), regional de Pau dos Ferros

Pau dos Ferros, município de cerca de 25.000 habitantes na região do Alto Oeste potiguar, naquela área conhecida como “tromba do elefante”, conta com com uma consistente oferta de serviços públicos nas áreas de saúde, educação e segurança. Porém, estas se encontram em condições infra-estruturais insuficientes para atender às demandas sociais da população. O Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade fornece uma assistência absolutamente precária e desumana.

Como na maioria dos municípios brasileiros, a dignidade humana na cidade é agredida pela falta de políticas públicas para a geração de emprego e renda, o que faz com que uma ampla fatia da juventude local se envolva com drogas, prostituição e criminalidade.

Isso tem contribuido a criar um “fisiologismo político” que coloca a população local em um estado de banalização da miséria e da violência, contribuindo a uma progressiva desumanização da existência.

A agressão ambiental no município é muito forte, e a ela contribui a falta de políticas públicas de saneamento básico, drenagem e limpeza urbana e de conscientização da população para a preservação do meio-ambiente.

As ruas esburacadas, quase intransitáveis, fazem parte do dia a dia dos habitantes da cidade. A incapacidade do reservatório de água da empresa de abastecimento para atender toda a população faz com que muitos cidadãos de Pau dos Ferros vejam negado seu direito básico ao acesso à agua.

Na cidade não existe defensoria pública e o Ministério Público conta apenas com promotores substitutos, quando a cidade – pelo seu tamanho - deveria contar com três promotores titulares. Isto dificulta o acesso à Justiça e o exercício da cidadania por parte da população.

Veja também:
- Pau dos Ferros receberá nos dias 5 e 6 a oitava Caravana de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br