Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 029 – 18/03/04

A terceira Caravana de Direitos Humanos chega na sexta a Carnaubais

O pequeno município de Carnaubais, na região do Vale do Açu, vai receber nesta sexta-feira, dia 19, a terceira Caravana de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte.

O projeto, realizado pelo Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP) de Natal em parceria com diversas instituições e organizações do Estado comprometidas com os Direitos Humanos, está mobilizando oito cidades do interior levantando e discutindo com a sociedade as violações que sofrem, levando os instrumentos estaduais de proteção dos direitos às populações periféricas e dando respostas concretas às demandas destas últimas através do encaminhamento de denúncias e a criação de núcleos permanentes de promoção da cidadania nos municípios.

Durante a Caravana, estarão presentes em Carnaubais o Ministério Público Estadual, através da promotora de Direitos Humanos da Procuradoria de Justiça, Moema de Andrade Pinheiro; a Coordenadoria de Direitos Humanos e Defesa das Minorias (CODEM) da Secretaria de Justiça do Governo do Estado; a Corregedoria Geral da Defesa Social; a Ouvidoria da Defesa Social; o Conselho Estadual de Direitos Humanos e o Fórum e Mulheres do RN.

Durante a manhã, estes órgãos e entidades participarão de encontros temáticos com representantes da sociedade civil e a população local onde se discutirão diversas problemáticas, se apresentarão propostas e se encaminharão ações concretas.

Os encontros, que terão lugar ao mesmo tempo em diferentes locais, tratarão os temas da destruição do meio-ambiente no município (na Escola Estadual Adalgiza Emídia da Costa), da violência contra a mulher (na Escola Estadual Alcides Wanderley), da violência policial (em local ainda para definir) e do não fornecimento da iluminação pública por parte da Prefeitura da cidade (na Câmara Municipal). Neste último evento, será encaminhada uma representação da sociedade civil local contra o Executivo municipal perante o Ministério Público Estadual.

Durante a tarde, das 14 às 16, a Caravana realizará na Câmara Municipal uma discussão aberta a toda a população sobre a necessidade de transparência na administração pública.

Estas atividades serão acompanhadas por uma ampla divulgação nas rádios comunitárias do município, às quais já foi entregue um CD de audio com spots e informações sobre Direitos Humanos que, além de Carnaubais, está sendo transmitido por diversas emissoras do Vale do Açu.

A Caravana também contará com uma intensa atividade de sensibilização da companhia de teatro de rua La Trupe pelas ruas da cidade e nos locais onde acontecerão os encontros. Além disso, durante o dia haverá atividades culturais com músicos locais.

A Caravana de Direitos Humanos de Carnaubais culminará na I Conferência de Direitos Humanos do Município, que terá lugar das 16 às 18 na Câmara Municipal e será de acesso livre para toda a população. Nela, os participantes aprovarão as propostas surgidas nos encontros temáticos e as feitas durante o evento e os órgão competentes darão os encaminhamentos relativos. Também serão realizadas as articulações para a criação de um núcelo permanente de proteção e promoção dos Direitos Humanos em Carnaubais.

As informações sobre como participar da Caravana podem ser solicitadas a Flávio Felipe de Souza, membro da Comissão da Cidadania do município, nos telefones: 0xx84 338-2540 ou 9962-8666.

Redação de Tecido Social

Veja também:
- Carnaubais: um feudo no século XXI

< Voltar

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br