Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 021 – 20/02/04

CARTA DE APOIO AO MOVIMENTO ESTUDANTIL 

Natal, 13 de Fevereiro de 2004.

Carta Aberta à População

Nos últimos meses a sociedade natalense tem acompanhado um grande debate em torno do projeto de lei que versa sobre a meia passagem estudantil.

Esse projeto foi votado no dia 01/12/2003, sem o conhecimento da sociedade, da mídia e dos estudantes, principais atingidos pelo mesmo.

Apesar do período de recesso de aulas, os estudantes organizaram atos que culminaram no veto do Prefeito ao projeto de lei. No entanto, no dia 31/12/2003, foi convocada uma sessão extraordinária na Câmara de Vereadores, em que a sociedade civil foi impedida de acompanhar a sessão no Plenário pela Presidência da Casa. Nesta sessão, onze dos vinte e um vereadores presentes derrubaram o veto.

Durante todo o mês de Janeiro, vários estudantes abdicaram de suas férias para manter debates e atos de protesto. Reivindicaram a manutenção dos direitos estudantis, a fiscalização sobre entidades e estudantes fantasmas e o controle público da gestão do transporte urbano de Natal.

Nós, enquanto sociedade civil organizada, achamos inaceitável qualquer proposta de retirada de direitos, em um país que tem mais de 50 milhões de excluídos. O debate que deve prevalecer na sociedade é de como ampliar direitos, principalmente para as classes populares, e mais, pensar todas as formas de participação da sociedade na gestão de políticas públicas.

Não acreditamos em uma construção coletiva sem discussões prévias, sem abertura e clareza de fatos para quem, de fato, será o principal atingido por toda essa situação. É importante ressaltar que em alguns momentos os estudantes, principais interessados nesse projeto de lei, foram vetados de participar das Sessões no Plenário da Cãmara. Não acreditamos tampouco em ações públicas que desconsiderem a importância da construção coletiva social. É fundamental para todos nós que não só essa discussão, mais muitas outras, se ampliem à sociedade e deixem de ter espaço exclusivo e reservado no Plenário da Câmara de Vereadores de Natal.

Acreditamos sim, em uma democracia participativa, em que a sociedade organizada em movimentos sociais, sindicatos e organizações não-governamentais (ONG'S), participam da elaboração dos projetos de lei e de sua execução.

Por tudo isso, nos solidarizamos e reconhecemos a causa estudantil como uma causa de toda a sociedade, que através de todo esse processo de luta para que direitos adquiridos não sejam retirados, estão nos dando uma amostra de intervenções participativas na construção de uma outra realidade local. 

ONG NovaMENTE

< Voltar

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br