Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique
Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 003 – 26/10/03

Ativista de direitos humanos é protegido por "sombras" da PF

CHICO DE GOIS
enviado especial da Folha de São Paulo a Natal

Os tiros que mataram o advogado Gilson Nogueira de Carvalho, em 20 de outubro de 1996, ainda ecoam na memória do economista Roberto de Oliveira Monte, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte.

"Ele teve proteção policial por mais de seis meses [de 6 de setembro de 1995 a 3 de junho de 1996]. Logo depois que ficou sem guarda-costas, foi morto", recorda Monte, amigo de Carvalho.

O advogado vivia recebendo ameaças de morte, principalmente por denunciar um grupo de extermínio conhecido no Estado como "Meninos de Ouro", formado por policiais civis, entre eles Jorge Luís Fernandes, o Jorge Abafador, a quem são atribuídos quase 50 homicídios. Na noite de 20 de outubro, foi morto quando chegava em sua chácara. Carvalho tinha 32 anos e era advogado do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, coordenado por Monte, 48.

O economista herdou do amigo o gosto pela polêmica e o atrevimento nas denúncias. Herdou também as ameaças que levaram Carvalho à morte. Por conta disso, desde abril vive sob escolta de dois homens da Polícia Federal.

Mas a segurança pessoal só foi obtida um ano e quatro meses depois de a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) pedir ao governo brasileiro providências para garantir sua proteção.

Monte começou a sofrer ameaças por telefone em 1997. No início, ligavam para sua casa e um som de sirene era transmitido. Depois veio o apedrejamento a sua residência. E, na sequência, mais telefonemas nos quais um desconhecido dizia que estava em Natal para matá-lo.

Em outubro de 2001, o delegado Plácido Medeiros de Souza, responsável pelas investigações da morte de Carvalho, gravou uma ameaça na qual uma voz não-identificada afirmava que Souza e Monte iriam morrer. No caso do delegado, um coquetel molotov chegou a ser jogado contra seu carro. Ele saiu ileso.

Em 1996, a ONG Human Rights Watch já havia solicitado proteção para os dois e outras oito pessoas que constavam de uma lista de prováveis vítimas. Mas, em 2001, ninguém mais tinha proteção. O Centro de Justiça Global pediu, então, em dezembro daquele ano, que a OEA notificasse o governo brasileiro para disponibilizar segurança para ambos.

Sombra

Viver acompanhado 24 horas por dia por dois homens, que se tornam uma espécie de sombra dupla, não é fácil. "Eu raciocino que vivo numa guerra e, por isso, tem de ter muita disciplina. Eu sou um cabra disciplinado."

O economista vive o que classifica de "liturgia da segurança". Roberto Monte tem a vida protegida, mas virou quase um refém da própria segurança. "Procuro evitar locais onde há muita gente." Há alguns meses, houve em Natal uma passeata contra a guerra no Iraque. Monte pensou em ir. Foi desaconselhado pelos policiais federais.

Ir à praia também virou passado. E até hábitos comuns são deixados de lado. "Às vezes tenho vontade de ir a uma sorveteria, andar pelas ruas da cidade tranquilamente, mas não posso." A falta de exercícios simples, como caminhar, por exemplo, já lhe rendeu alguns quilos a mais.

Outro hábito que precisou ser contido é a paixão pela internet. Antes que os seguranças se instalassem em sua casa, Monte conta que costumava navegar pela rede mundial de computadores até de madrugada. Agora, encerra suas pesquisas por volta de meia-noite.

Apesar de todas as restrições, ele não se queixa. Ao contrário, consegue manter o bom humor e, entre uma conversa e outra, aproveita para mostrar o CD de MP3 com 240 músicas "rebeldes e libertárias" que gravou, os prêmios que a ONG coordenada por ele ganhou, os líderes políticos de seu Estado que foram mortos durante o período militar (1964-85).

"Sei com quem estou mexendo, mas também não quero ser mártir." Roberto Monte gosta de polemizar. Um de seus alvos é o secretário-adjunto de Defesa Social (antiga Secretaria da Segurança), Maurílio Pinto de Medeiros. "Ele defende abertamente que a polícia tem de matar bandidos. Mas a sociedade precisa entender que isso aqui não é uma questão de bonzinho versus ruinzinho."

Medeiros foi acusado pelo procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte de acobertar os matadores do grupo "Meninos de Ouro". Mas nada foi provado contra ele.

Em declarações a emissoras de TV locais, o delegado afirmou que não vai mudar seu jeito.

"O cabra que não tem medo é louco", diz Monte. Ele, porém, segue seu trabalho. "Quanto mais pessoas eu conheço, mais minha blindagem aumenta."

Fonte: Folha de São Paulo do 26/10/03

< Voltar

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar