Coleção Memória das Lutas Populares no RN
Hélio Vasconcelos

DVD Online

Textos sobre Hélio Xavier de Vasconcelos
Carta Aberta a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção RN

Roberto Monte e Aldemir Lemos

Senhor Presidente Paulo Coutinho,

No ano de 2015, iniciaram-se as comemorações dos 100 anos do prefeito Djalma Maranhão e a nossa Comissão dos 100 anos, juntamente com o Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, a DHnet Rede Direitos Humanos e Cultura e o Instituto Rubens Lemos de Estudos Políticos, fizemos lançamentos de DVDs Multimídias sobre a vida, obra e companheiros de Djalma.

Através do professor Carlos Roberto de Miranda Gomes e Marcos Dionísio Medeiros Caldas, procuramos a OAB/RN para fazer uma parceria em prol da edição número 12 de nossa Coleção Memória das Lutas Populares do RN, com o nome do advogado Hélio Xavier de Vasconcelos.

O nosso compromisso foi repassar-lhes um total de 50 DVDs, além de incluirmos a logomarca da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção RN.

A Coleção acima, com cerca de 20 nomes já lançados, como por exemplo, Djalma Maranhão, Moacyr de Góes, Juliano Siqueira, Luiz Ignácio Maranhão Filho, Mailde Pinto Galvão, Floriano Bezerra de Araújo, Rubens Lemos, Glênio Fernandes de Sá, Dermi Azevedo e Mery Medeiros, agregam uma plêiade de lutadore(a)s sociais e da liberdade, representantes humanistas do que melhor o estado do RN gerou.

Ao tomarmos conhecimento do infame, traiçoeiro e covarde posicionamento da OAB, votando pelo impeachment da Presidente Dilma Roussef, uma adesão a um golpe de estado, comunicamos ao Sr. e à Ordem dos Advogados do Rio Grande do Norte, que em respeito aos nomes acima citados e a todos e todas democratas do nosso estado, não podemos incluir vossa logomarca no DVD Multimídia Hélio Xavier de Vasconcelos, em função da mácula traidora que ora norteia vossa instituição.

Quem lembra os nomes dos dirigentes da OAB em 1964, quando apoiaram o golpe contra Goulart? Lembraremos sempre nomes como Raymundo Faoro e Lyda Monteiro, que travaram luta contra o estado de exceção.

No nosso estado, seguraram a bandeira da legalidade e da resistência Hélio Xavier de Vasconcelos, Antônio Carlos Varela Barca, Roberto Furtado, Luiz Ignácio Maranhão Filho e Mário Moacyr Porto, que travaram destemida luta pela Esperança, Liberdade e pela Justiça.

Lançaremos o DVD em parceria com a Frente Brasil Popular e o Comitê dos Juristas Potiguares pela Democracia, resistência dos advogados e advogadas do nosso estado contra o GOLPE e contra o Estado Democrático de Direito que vocês estão tramando.

Durante muito tempo, por essa vergonha e essa nódoa, vocês irão responder perante a História.

Cordialmente,

Roberto Monte
Centro de Direitos Humanos e memória Popular CDHMP e Comissão dos 100 anos de Djalma Maranhão

Aldemir Lemos
Instituto Rubens Lemos de Estudos Políticos

^ Subir