Coleção
Memória das Lutas Populares no RN
Djalma Maranhão
DVD Online
DJALMA
MARANHÃO – DEMOCRACIA, EDUCAÇÃO E CULTURA
POPULAR
Francisco Alves da Costa Sobrinho
Tratamos
aqui, não apenas da elaboração de um samba-enredo
de Escola de Samba, pura e simplesmente, o que já seria algo
de muito valor e significado social e artístico-cultural,
mas, com esse enredo, a Escola de Samba Balanço do Morro
busca muito mais que isto, ou seja: pretende avivar a memória
do povo natalense, iluminar a trajetória e reverenciar a
figura do Prefeito Djalma Maranhão, demonstrando a sua importância,
a sua honradez e coragem, e os seus feitos à frente da Prefeitura
do Natal, num período histórico desafiante e conturbado
no Brasil, a exigir posicionamentos firmes, espírito público,
capacidade de articulação e reconhecida liderança,
democrática e solidária, elementos esses que compõem
o perfil de Djalma Maranhão, prefeito de Natal nos anos iniciais
de 1960, cassado e exilado no Uruguai, onde morreu de saudades da
sua cidade e do povo natalense que tanto amava e ao qual não
se cansava de enaltecer.
Assim, com esse enredo: “Djalma Maranhão....”,
a Escola de Samba Balanço do Morro, atualmente ostentando
o honroso titulo de tri-campeã do Carnaval de Natal, envereda-se
pelos caminhos dessa construção maravilhosa, mergulhando
no imaginário da cidade e na trajetória política,
administrativa e cultural de seu herói, e, com isso, busca
um significativo ganho de qualidade, ao posicionar-se na vanguarda
da carnavalização, pretendendo revelar, por inteiro,
na avenida, os muitos feitos desse que foi o prefeito quase perfeito
- do qual Natal jamais esquecerá.
Por tudo isso, a nossa Escola de Samba Balanço do Morro vai
revelar os traços da identificação de um patrimônio
histórico, artístico e sociocultural, material e imaterial,
ao trazer à público em suas alegorias, no seu samba-enredo,
cânticos e cantos do mangue, na evolução de
sua bateria, no seu estandarte, na ginga dos seus brincantes e na
beleza das suas passistas, corpos e almas tomados pela magia do
samba, reverenciando feitos e realizações sobreviventes
na memória dos que as vivenciaram e as repassam com admiração
e alegria, os quais, para nós, revestem-se de significativo
valor histórico e cultural.
Para ilustrar tudo isso, citamos e justificamos, resumidamente,
alguns pontos merecedores de destaque, dentre as muitas realizações
do homenageado, Prefeito Djalma Maranhão, e sua equipe:
-> Campanha de pé no chão também se aprende
a ler - Essa ‘Campanha’ é um fato histórico,
educacional e sociocultural hoje reconhecido nacionalmente e internacionalmente,
devido aos expressivos resultados alcançados na área
da educação e da cultura popular nos primeiros anos
da década de 1960 na cidade do Natal. Por si só, pela
sua grande dimensão e importância no cenário
da história da educação popular brasileira,
é merecedora de destaque e efusivas aclamações;
-> Panorama educacional, artístico e cultural natalense
- Essa demonstração nos permitirá traçar
um panorama das praticas artísticas e culturais populares
(além das experiências eruditas e vanguardistas).
O seu amplo conhecimento, permitirá à Balanço
do Morro traçar um panorama e montar cenários da interconexão
das praticas culturais populares (além das experiências
eruditas e vanguardistas), considerando-se as participações
de intelectuais e artistas potiguares de todos os matizes, à
época comprometidos com os propósitos da ‘Campanha
de Pé no chão também se aprende a ler’,
sensibilizados e mobilizados em função da educação,
da valorização da cultura e da formação
artístico-cultural da população, ensejando
oportunidade única oferecida nesta ‘Campanha’.
É o caso, por exemplo, das fortes presenças de Luís
da Câmara Cascudo, do artista plástico, cronista e
poeta Newton Navarro, e do educador e pensador Moacir de Goés,
figuras expressivas do mundo social e cultural natalense, alçados
pelo então Prefeito de Natal, Djalma Maranhão, respectivamente,
às condições de Historiador da Cidade (Câmara
Cascudo) e de Poeta da Cidade (Navarro), e de articulador dos projetos
educacionais e socioculturais (Moacir de Goés), como também
do Frei Marcelino de Santana (autor e encenador do primeiro Auto
da Cidade do Natal), além de inúmeros outros artistas,
intelectuais e educadores, inclusive com a participação,
em alguns momentos, de escritores e intelectuais de expressão
nacional, que por aqui passaram ou contribuíram de alguma
forma com a administração de Djalma Maranhão
à frente da Prefeitura do Natal, como Jorge Amado, Eneida
Morais, José Condé, Ênio Silveira, Dinah Silveira
de Queiroz, Waldemar Cavalcanti, Milton Pedroza, Ariano Suassuna,
Ascenço Ferreira, Mauro Motta, Marli Motta, Waldemar de Oliveira;
do teatrólogo Isaac Gondim Filho, do maestro Garibaldi Romano,
e vários outros, como Aparício Torelli – o Barão
de Itararé – antigo diretor do jornal humorístico
‘A Manhã’, no RJ.
Destacamos também as participações e o papel
dos movimentos, grupos folclóricos e dos mestres da cultura
popular, como foi o caso das participações do Mestre
Cornélio Campina (da ARARUNAS – Sociedade de Danças
Antigas e Semidesaparecidas); Caldas Moreira (Pastoris, arraiás
folclóricos e folguedos populares); Antonio Melé e
Lucarino Roberto (Escolas de Samba Malandros do Samba e Balanço
do Morro, respectivamente); Mestre Calixto (Côco de Roda);
Mestre Guedes (Bambelô Asa Branca); do Compositor Dozinho
e do sanfoneiro Zé Menininho; do Mestre artesão e
escultor Chico Santeiro; Joaquim Vitor de Holanda (da Federação
Carnavalesca); Cacique Bum-bum, da Taba dos Índios Guaranis.
E das grandes lideranças estudantis da época: Serquiz
Farkatt, presidente do Centro Estudantil e Érico de Souza
Hackradt, presidente da Associação Norte-rio-grandense
de estudantes, dentre outras grandes personagens abordadas e salientadas.
Nesse ponto, o samba enredo da Escola Balanço do Morro e
todo o aparato que será montado para reverenciar Djalma Maranhão,
deverão servir como importante olhar sobre os momentos vivenciados,
no contexto de uma memória coletiva, enriquecendo o presente
e tornando-se capaz de iluminar o futuro, ao projetar as relações
que o prefeito Djalma Maranhão manteve com a sua cidade e
com o seu povo, dedicando-lhes a sua inteligência e sabedoria,
colocando-se a serviço da sociedade.
Buscamos, assim, detectar e salientar as ações de
integração da cultura, da educação e
das praticas culturais populares na administração
Djalma Maranhão e, sobremaneira, na “Campanha De Pé
no Chão Também se Aprende a Ler”, na década
de 1960, verificando-se que, com o passar do tempo não se
restringiram, apenas, aos ‘Acampamentos’, mas se desdobraram
na criação de Praças de Cultura, do Teatrinho
do Povo, Galeria de Arte, Concha Acústica, Bibliotecas Populares
e Círculos de Leitura, Museu de Arte Popular, reativação
de grupos de danças folclóricas etc, realizando feiras
de livros, congressos de escritores e muitas outras ações
socioculturais estruturantes.
Nesse sentido, destacamos o papel das práticas culturais,
as mobilizações dos grupos de cultura popular, os
Círculos de Cultura e a criação do Centro de
Formação de Professores’, muito importantes,
por incluir a ativa participação de grupos artísticos,
as discussões sobre arte e cultura popular e sobre o livro
de leitura de adultos, depreendendo-se que os estudos e as práticas
culturais revelavam-se como fortes componentes do processo de ensino
e de aprendizagem e na construção da nossa identidade
cultural.
Assim, salientamos que a proposição do tema deste
samba-enredo nasceu do reconhecimento do papel exercido pelo Prefeito
Djalma Maranhão, e que o registro e a preservação
da memória são fundamentais para articular e fundamentar
a história pregressa e sua vinculação com o
futuro, ressaltando-se, nesse caso, que os últimos anos da
década de 1950 e os primeiros anos de 1960, a grande “década
que não acabou”, foram marcados por eventos como o
advento dos movimentos de cultura popular e as experiências
por uma educação libertadora, no Brasil, que, em Natal,
na administração do prefeito Djalma Maranhão,
são reconhecidos como acontecimentos históricos de
natureza educacional e cultural revestidos de grande relevância,
passando a ser um manancial memorialístico de um importante
movimento cultural, social e educacional para o Brasil, em Natal,
capaz de chamar a atenção e de ser utilizado por estudiosos,
educadores, pesquisadores, estudantes e pelo publico em geral.
Por todas essas justificativas, a Escola de Samba Balanço
do Morro homenageia o ex-prefeito de Natal, Djalma Maranhão,
demonstrando em suas evoluções na Avenida a força
da sua tradição, a pertinência do tema e a qualidade
do samba-enredo que interpretará com garra e emoção!
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Selo
Comemorativo dos 100 Anos de Djalma Maranhão, utilizado em
nosso Memorial Online, Exposição Fotográfica,
publicações, cartazes e material de divulgação.
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