Coleção Memória das Lutas Populares no RN
Coleção Memória Histórica

Djalma Maranhão - Volume XIV

Apresentação
Viva Djalma Maranhão, o Maior Prefeito de Natal
Roberto Monte

É com imensa satisfação que apresentamos, no ano em que se comemora o seu Centenário, o DVD Multimídia Hinos e Canções de Djalma Maranhão.

Nossa pesquisa se inicia no ano de 1976, quando travamos conhecimento e amizade com Marcos, filho de Djalma e através dele, consegui a letra do Hino Oficial da Campanha De Pé no Chão Também se Aprende a Ler, de autoria de Dosinho, o grande compositor de tantas músicas carnavalescas e hinos dos nossos principais clubes de futebol.

Anos depois, travei conhecimento com Roberto Lima de Souza, que além de ser sobrinho de Dona Dária ( companheira de Djalma), também é autor de três músicas que falam do nosso homenageado.

Passamos mais de dez anos para encontrar, conversar e gravar com Dosinho, o que fizemos há cerca de 03 anos, através de Múcio Procópio, que organizou a nossa gravação em vídeo.

Há cerca de 05 anos, quando o companheiro e amigo Mery Medeiros foi receber um título de cidadania em Baixa Verde, fui conversando na ida e na volta com Fernando Tovar, integrante dos Comandos Populares Djalma Maranhão, juntamente com Luiza de Paula e Clóvis Alves.

A conversa foi muito produtiva, Tovar lembrou-se de inúmeras músicas das campanhas de Djalma. O papo evoluiu e foi na casa de Mery e de Dorinha que começamos a montar a estrutura das presentes 20 hinos e canções.

É aí que aparece o amigo Luiz Gonzaga Cortez e me passa cerca de 05 letras da lavra do compositor Oscar Homem de Siqueira Sobrinho.

Quando instala-se a Comissão Nacional da Verdade, passamos a integrar e organizar o nosso Comitê pela Verdade, Memória e Justiça do RN, produzimos uma série de DVDs Multimídias, que denominamos “Coleção Memória das Lutas Populares do Rio Grande do Norte”.

Lançamos e estamos a lançar inúmeros DVDs e os que tinham a ver com Djalma Maranhão e sua administração e seus auxiliares, deixamos para trabalhar em 2015, ano do Centenário do maior e mais amado prefeito de nossa capital. Disso até os adversários e inimigos políticos não tem a menor dúvida...

Eis que surge o nosso presente DVD Multimídia, fruto da união de uma parceria com Roberto Lima, que após contatarmos Fernando Tovar, Oscar Siqueira Filho (filho do Oscar citado acima), incluímos na jogada Clóvis Alves, o cantor oficial de Djalma, além de apresentador de seus comícios.

Com a direção musical de Roberto Lima, fizemos inúmeros ensaios e pessoas foram entrando no nosso cordão, como o seu sobrinho Ivo Shin, que deu um brilho em nossa gravações com sua flauta virtuosa.

Passamos todo o primeiro semestre divulgando nas redes sociais a nossa pretensão e diversas músicas foram aparecendo, muitas outras não puderam entrar nessa primeira edição, mas as conversas com Chico Alves e Iaperi Araújo vão continuar e músicas que tem a ver com Escolas de Samba, e uma outra de autoria de Caldas Moreira irão aparecer, além do frevo que Tonheca Dantas Filho fez em 1962, não é Mércia Tonheca Dantas?

Além das músicas das campanhas políticas de 1960 para prefeito e 1962 para Senador, outras falam sobre a administração de Djalma, principalmente relacionadas a educação popular e profissional.

Enfim, estimado público, é com imenso prazer que fazemos a reconstituição de uma parte da memória política progressista e de esquerda de nosso estado, na figura do prefeito Djalma Maranhão.

A classe dominante e reacionária potiguar bem que tentou destruir a memória de Djalma, colocaram abaixo a Galeria de Arte, o Centro de Formação dos Professores, creio que o Palácio dos Esportes escapou pois seria demais dinamitar ou derrubar na marreta pelo tamanho, apesar disso, Djalma Vive.

O presente DVD Multimídia, junto a exposições, Memorial Online, livros, textos, imagens e vídeos, ajudará a resgatar a lembrança e o legado político daquele que foi preso, vilipendiado, exilado, mas continua sendo considerado o maior e melhor prefeito de nossa capital.

Vivas ao Prefeito Djalma Maranhão!!!


Selo Comemorativo dos 100 Anos de Djalma Maranhão, utilizado em nosso Memorial Online, Exposição Fotográfica,publicações, cartazes e material de divulgação.