Encaminhamento de Denúncias

Os Direitos Humanos e a utilização dos meios de comunicação

Esse é um dos pontos fortes da mobilização e propagação da luta dos Direitos Humanos no RN, no país e no mundo. A comunicação é um instrumento indispensável, tanto na questão da democratização da informação, como também no aspecto da rapidez e mobilidade dos dados transmitidos. Nesse sentido, o CDHMP tem investido fortemente na questão da comunicação, seja na discussão dos seus aspectos teóricos e formativos (Seminários; Cursos...), quanto na sua aplicação prática no dia a dia das suas atividades. Veja alguns exemplos práticos:

a)     Ação Urgente da Anistia Internacional É encaminhada a denúncia à Anistia, via fax e e-mail (correio eletrônico), essa denúncia é distribuída para os milhares de membros da Anistia, e depois é reproduzida em forma de protesto ou manifesto, e enviada às autoridades (Governador, Promotor, Ministro, Presidente, Juiz) em forma de carta comum ou de e-mail.

b)     Articulação com a imprensa escrita e televisiva e preparado comunicados, com a síntese do caso ou da denúncia, acompanhado de documentos considerados importantes, e repassado para toda a rede de jornais, rádios e televisão locais, regionais, nacionais e internacionais, via fax e também através da Internet. Na maioria dos casos é articulado um contato telefônico, ou por e-mail com os chefes de redação dos meios de comunicação contatados.

c)      Debates interativos com o público Através dos grupos de teatro e também da apresentação de violeiros (cantadores populares) é criado um momento de interação com a população, visando criar um processo de sensiblização para aquela questão. Já foi utilizada também estratégias e eventos como o lançamento de garrafas com mensagens ao mar e o vôo de um avião carregando faixas e jogando panfletos para o público em terra.

d)     A Internet como instrumento de Ação Direta Através da criação de homepages, fóruns, listas de discussões, chats e demais mecanismos disponíveis na Internet, pode se fazer uma revolução comunicativa, atingindo um público específico e formador de opinião.

e)     Outros mecanismos de divulgação e propaganda Panfletos, cartazes, faixas, exposições temáticas e clips produzidos especialmente para a televisão.  

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