Encaminhamento
de Denúncias
Os Direitos Humanos e a utilização dos meios de comunicação
Esse
é um dos pontos fortes da mobilização e propagação da luta dos Direitos
Humanos no RN, no país e no mundo. A comunicação é um instrumento
indispensável, tanto na questão da democratização da informação, como
também no aspecto da rapidez e mobilidade dos dados transmitidos. Nesse
sentido, o CDHMP tem investido fortemente na questão da comunicação, seja
na discussão dos seus aspectos teóricos e formativos (Seminários;
Cursos...), quanto na sua aplicação prática no dia a dia das suas
atividades. Veja alguns exemplos práticos:
a)
Ação Urgente da Anistia Internacional É encaminhada a denúncia à
Anistia, via fax e e-mail (correio eletrônico), essa denúncia é distribuída
para os milhares de membros da Anistia, e depois é reproduzida em forma de
protesto ou manifesto, e enviada às autoridades (Governador, Promotor,
Ministro, Presidente, Juiz) em forma de carta comum ou de e-mail.
b)
Articulação com a imprensa escrita e televisiva e preparado
comunicados, com a síntese do caso ou da denúncia, acompanhado de
documentos considerados importantes, e repassado para toda a rede de
jornais, rádios e televisão locais, regionais, nacionais e internacionais,
via fax e também através da Internet. Na maioria dos casos é articulado
um contato telefônico, ou por e-mail com os chefes de redação dos meios
de comunicação contatados.
c)
Debates interativos com o público Através dos grupos de teatro e
também da apresentação de violeiros (cantadores populares) é criado um
momento de interação com a população, visando criar um processo de
sensiblização para aquela questão. Já foi utilizada também estratégias
e eventos como o lançamento de garrafas com mensagens ao mar e o vôo de um
avião carregando faixas e jogando panfletos para o público em terra.
d)
A Internet como instrumento de Ação Direta Através da criação de
homepages, fóruns, listas de discussões, chats e demais mecanismos disponíveis
na Internet, pode se fazer uma revolução comunicativa, atingindo um público
específico e formador de opinião.
e)
Outros mecanismos de divulgação e propaganda Panfletos, cartazes,
faixas, exposições temáticas e clips produzidos especialmente para a
televisão.
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